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Porque a Meditação é Difícil?"

extraído de John Main OSB, O Caminho do Não Conhecimento (Petrópolis, Ed. Vozes, 2009) pg. 185

[A Meditação] nos é tão difícil. . .porque vivemos em uma sociedade muito materialista. É uma sociedade que vê tudo em termos de posse e, ainda que sejamos mais espirituais em nossa perspectiva, facilmente podemos nos tornar materialistas espirituais. Em vez de acumular dinheiro passamos a acumular graça ou mérito.
Mas o caminho da oração é aquele do desapego e da entrega, e isto é difícil para nós porque fomos treinados para o sucesso, nos ensinaram a importância de vencer, e não perder. Mas Jesus nos diz que, para acharmos nossa vida, devemos perdê-la. E a repetição do mantra é exatamente nossa resposta àquele mandamento de Jesus que nos diz para ficarmos inteiramente à sua disposição, dar a ele nossa atenção não dividida, dar a ele nosso coração não dividido, estar em uma consciência não dividida, que é uma outra maneira de ser um com ele. [...]
O mantra é como a agulha de uma bússola. Nos orienta sempre para a direção que devemos seguir, para longe do eu em direção a Deus e, qualquer que seja o caminho que o ego queira nos levar, a bússola é sempre fiel à direção em que nos orienta. Caso o repitamos com generosidade, fidelidade e com amor, o mantra sempre nos orientará na direção de Deus e, é somente em Deus que encontramos nossa verdadeira identidade.

original em inglês

An excerpt from John Main OSB, “Why is Meditation Difficult?” THE WAY OF UNKNOWING (New York: Crossroad, 1990), p. 87.

 
[Meditation] is so difficult for us . . .because we live in such a materialistic society. It is a society that sees everything in terms of possession and possessing and, even if we happen to be more spiritual in our outlook, we can easily become spiritual materialists. Instead of accumulating money we try to accumulate grace or merit.
 
But the way of prayer is the way of dispossession and of surrender, and that is hard for us because we have been taught success, we have been taught the importance of winning, not losing. But Jesus tells us that if we would find our life we must lose it And saying the mantra is exactly our response to that command of Jesus to be wholly at his disposition, to give him our undivided attention, to give him our undivided heart, to be in the state of undivided consciousness, which is another way of saying to be at one with him. [. . . .]
 
The mantra is like the needle of a compass. It heads you always in the direction you must follow, away from self into God and, whichever way your ego may lead you, the compass is always faithful in the direction it points you. The mantra, if you say it with generosity, with faithfulness and with love will always point you in the direction of God and it is only in God that your true identity is found. 

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.