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O Caminho da Iluminação

John Main OSB, THE HUNGER FOR DEPTH AND MEANING, editado por Peter Ng (Cingapura: Medio Media, 2007), pgs. 188-189.

Todos estamos cientes de que há trevas em nosso mundo. Todos os dias temos notícias de injustiças horríveis, de violências, de ódio, de feudos e de ganância. Vemos isso tanto no nível pessoal, quanto no nível global. Todos também estamos cientes das trevas em nosso interior. . . .
Quando começamos a meditar, começamos a compreender que não podemos entrar na experiência com apenas uma parte de nosso ser. Tudo aquilo que somos, a totalidade de nosso ser, precisa estar envolvida. . . . Em outras palavras, todas as partes de nosso ser precisam estar expostas à luz. Todas as partes de nós precisam ir para a luz. Não meditamos apenas para desenvolver nossa capacidade ou lado religioso. O homem ou a mulher que é verdadeiramente espiritualizada está em harmonia com todas as capacidades que tem. . . .
A meditação não é o processo pelo qual tentamos ver a luz. Nesta vida não podemos ver a plena luz e continuar a viver. A meditação é o processo pelo qual nós vamos para a luz, pelo qual começamos a ver todas as coisas, a plenitude da realidade. Começamos a ver tudo isso por meio da energia da luz. E, tal como nos diz Jesus, vemos que a energia da luz é o amor.
A medida de nosso progresso na meditação é o quanto nos modificamos no sentido de vermos a todos e a todas as coisas por meio da luz de Deus. Ver por meio da luz do amor, também, nos faz amar a todos. Sem julgar, sem rejeitar, mas ver todos e toda a criação por meio dessa luz que precisamos descobrir em nosso próprio coração.

 

original em inglês:

John Main OSB, an excerpt from “The Way of Stillness” in THE HUNGER FOR DEPTH AND MEANING, ed. Peter Ng (Singapore: Medio Media, 2007), pp. 188-189.

All of us are aware that there is much darkness in our world. We hear every day of terrible injustices, of violence, of hatred, of feuds, of greed. We see this both at the personal level and at the global level. All of us too are aware of the darkness within ourselves. . . . .
When we begin to meditate, we begin to understand that we cannot enter into the experience with just a part of our being. Everything that we are, the totality of our being, must be involved. . . .Another way of saying this is that every part of our being must be open to the light. Every part of us must come into the light. We do not meditate just to develop our religious side or capacity. The truly spiritual man or woman is in harmony with every capacity they have. . . .
Meditation is not the process whereby we try to see the light. In this life we cannot see the light fully and continue to live. Mediation is the process whereby we come into the light, whereby we begin to see everything, the whole of reality. We begin to see it all by the power of the light. And we see that, as Jesus tells us, the power of the light is love.
The test of our progress in meditation is how far we are moving into seeing everyone and everything by the light of God. Seeing by the light of love makes us loving toward them all, too. Not judging, not rejecting, but seeing everyone and the whole of creation by this light which we must discover in our own hearts.

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.