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Espírito

extraído do livro JESUS O MESTRE INTERIOR de Laurence Freeman (São Paulo – Martins Fontes, 2000).

O Espírito é a ausência de ego, a ilimitada vacuidade, de Deus. Preenche, portanto, todas as coisas com sua vacuidade e contém “toda a verdade”. Só a vacuidade pode conter todas as coisas. Ao voltar a nós em Espírito da verdade, como amigo e mestre, Jesus pode ser, portanto, tanto humano quanto divino, histórico e cósmico, pessoal e universal. Ele é onda e é partícula, plenamente identificado, capaz de ser sua única e e individual pessoa e, de ser indivisível de todas as coisas. Isso faz com que sua morte seja, assim como todas as mortes, significativa e necessária.
No evangelho de São João a Ressureição e o envio do Espírito são vistos como um único evento. Na tarde do dia da Páscoa, Jesus veio e, se colocou em meio a seus discípulos, que, temerosos, haviam se reunido em uma sala trancada. A primeira palavra que lhes dirigiu foi shalom. Aquela rica palavra do hebráico para “paz”que invoca a harmonia de todas as ordeens do ser. Shalom flui diretamente a partir da divina harmonia, que é o Espírito. Recebê-lo é compartilhar essa paz que está além de toda compreensão.
Jesus então, assoprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo”. Seu sopro, que levou suas palavras até as mentes e corações de seus ouvintes, é um meio utilizado pelo Espírito. Então, Ele lhes deu o poder de perdoar os pecados. Este poder de perdoar . . . é um carisma do Espírito, pois o perdão remove o maior dos obstáculos à comunicação. Cura feridas, confessa a verdade que nos liberta, consola a dor, acalma a raiva, dissolve o ressentimento, consegue a reconciliação dos inimigos.
Quem quer que conheça a verdade, possui o poder de perdoar. . . Através de seu efeito sobre nós mesmos, aprendemos o que é o Espírito: um amigo que não possui favoritos, que libera o poder de amar, de perdoar incessantemente. Ele está além da observação, mas, o reconhecemos pelas pegadas de sua passagem silenciosa, curativa e consoladora, por nossas vidas.

 

original em inglês

 

A selection from Laurence Freeman OSB, "Spirit," JESUS THE TEACHER WITHIN (New York: Continuum, 2000), pp. 186 87.

 

The Spirit is the egolessness, the boundless emptiness, of God. She therefore fills everything with her emptiness and contains "all the truth." Only emptiness can contain everything. Returning to us in the Spirit of truth, as friend and teacher, Jesus can therefore be both divine and human, historical and cosmic, personal and universal. He is wave and particle, fully individuated, able to be his unique individual self and to be indivisible from everything. This makes his death, all death, meaningful and necessary.
In St John's gospel, the Resurrection and the sending of the Spirit are seen as a single event. On the evening of Easter Day Jesus came and stood among the disciples while they were huddled fearfully in a locked room. His first word to them was shalom. The rich Hebrew word for peace invoked the blessing of the harmony of all orders of being. Shalom flows directly from the Divine harmony which is the Spirit. To receive it is to share in that peace beyond all understanding.
Jesus then breathed on them and said, "Receive the Holy Spirit.' His breath, which carried his words into their minds and listening hearts, is a medium of the Spirit. Then he gave them the power to forgive sins. This power to forgive. . .is a charism of the Spirit because forgiveness removes the greatest of all obstacles to communication. It heals wounds, confesses the truth that sets us free, consoles pain, calms anger, dissolves resentment, achieves the reconciliation of enemies.
Whoever knows the truth has the power to forgive. . .We learn through her effect on ourselves what the Spirit is: a friend who has no favorites and who liberates the power to love, to forgive endlessly. She is beyond observation but we recognize her by the traces of her silent, guiding, healing, consoling passage through our lives.

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.