Oblatos

torne-se um Oblato
DA COMUNIDADE

"Deus é o centro da minha alma."
São João da Cruz

Desde o começo, pessoas de fora da comunidade monástica, vinham ao mosteiro de John Main pedindo para tornarem-se membros Oblatos. Tornar-se um Oblato ou Oblata significa que a pessoa decidiu seguir a Regra de São Bento, meditar duas vezes por dia pelo resto de sua vida, e seguir a Cristo da melhor forma que puder.

Algumas Ordens e Congregações religiosas têm uma regra de vida para os homens e mulheres consagrados, e uma regra diferente para as pessoas comuns que se associavam com esta Ordem (os Oblatos).

A Regra de São Bento são orientações para uma forma de vida espiritual integrada e harmoniosa, que pode ser vivida por qualquer pessoa, em qualquer estilo de vida, apropriada homens ou mulheres de hoje.

A Comunidade Mundial de Meditação Cristã

Nossa Comunidade de Meditação é formada por monges, monjas, padres, freiras e pessoas comuns, homens e mulheres que são comprometidos com a prática diária da Meditação Cristã como ensinada por John Main (1926-1982).

A WCCM cresceu da semente plantada por John Main quando, com o consentimento da comunidade, ele deixou o seu mosteiro em Londres para fundar um Mosteiro Contemplativo no coração de Montreal, para ser dedicado a prática e ao ensino da Meditação a todos os que viessem para aprender.

Na formação deste mosteiro várias pessoas viveram com John Main a experiência de um retorno essência da vida monástica. Houve uma grande expansão de seu espírito como resultado da concentração de energias interiores. Foi uma expansão que tocou as vidas de todos os que entravam em contato com ele e levou, nos últimos anos, ao surgimento e extraordinário crescimento de uma singular Comunidade de Oblatos, que se espalhou por todas as partes do mundo como um “mosteiro sem paredes”, que segue o “caminho do mantra”, por ele ensinado e que compartilha com o mosteiro a tarefa de ensinar essa tradição.

O padre Laurence Freeman, que foi co-fundador da comunidade de Montreal com John Main, é o Diretor e o Guia Espiritual da Comunidade de Oblatos da WCCM. De seu Mosteiro de Cristo Rei, em Londres, ele viaja pelo mundo dando retiros, conferências e seminários sobre a Tradição e prática da Meditação Cristã.

Tornando-se um Oblato Beneditino da WCCM

A parte central da visão do padre John Main era que as comunidades monásticas contemporâneas seriam “Comunidades de Amor”, onde todos poderiam contribuir da forma que pudessem com um compromisso cada vez mais profundo de acordo com a sua própria vida: como monges e monjas consagrados, ou como Oblatos, hóspedes ou visitantes.

Postulância

O primeiro passo para tornar-se um Oblato ou Oblata da Comunidade Mundial para Meditação Cristã é familiarizar-se com o ensinamento de John Main. Após você estar meditando diariamente por 1 ano, você poderá se sentir atraido a se tornar um membro Oblato da comunidade. 

O ideal é isto ser feito pessoalmente, após ter conversado com Dom Laurence, que anualmente conduz Retiros de Meditação no Brasil. 

Noviciado

Depois dos seis meses de Postulância, você começaria o seu Noviciado de Oblato. Isto indica um firme compromisso com a prática diária da meditação e às aplicações práticas da Regra de São Bento em sua vida. Você irá então conversar pessoalmente com Dom Laurence Freeman, declarando suas intenções em torna-se Oblato e é feita uma curta cerimônia de boas-vindas e oração pelos frutos deste novo passo. O Noviciado dura um ano, mas pode ser estendido.

Oblação final

Se, no final deste período, você sentir que quer fazer a Oblação Final, deverá, novamente, falar com Dom Laurence. Telefonemas mensais ou encontros com outros oblatos e meditantes criam um senso de comunidade. A Oblação Final realiza-se com Dom Laurence, numa de suas visitas anuais ao Brasil, em um local apropriado como um retiro.

Oblatos WCCM