Leitura da Semana

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

Reflexões da Quaresma

Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2019 >
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >

Encontre um Grupo de Meditacao Crista

Reflexões da Quaresma

Sexta-feira da Segunda Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Genesis 37, 3-28

"Eis que chega o tal sonhador!", disseram um ao outro. "Vem, vamos matá-lo e jogá-lo em algum poço; podemos dizer que um animal selvagem o devorou. Então vamos ver o que acontece com seus sonhos”.

Esta passagem vem da história dos irmãos de José, com inveja porque ele era o favorito de seu pai, planejando fazê-lo desaparecer. Eles não o matariam - isso traria má sorte - mas planejavam deixá-lo morrer lentamente no fundo de um poço. Isto escancara a história oculta do mundo e boa parte da nossa vida familiar e a política religiosa e civil.

Leia mais...

Quinta-feira da Segunda Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Lucas 16, 19-31

Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e cada dia se banqueteava com requinte. Um pobre, chamado Lázaro, jazia à sua porta, coberto de úlceras. Desejava saciar-se do que caía da mesa do rico... E até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.

Nosso bem-estar material e físico é uma questão delicada. Nós sentimos isso toda vez que passamos por um mendigo no metrô ou na rua. Cientes de nosso privilégio, por um momento, esquecemos nossas queixas e problemas normais: tudo poderia ser muito pior, pensamos.

Leia mais...

Quarta-feira da Segunda Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Mt 20,17-28

“Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim.”

O Evangelho tem imaginação. Ele reúne para nós uma nova e extraordinária visão da humanidade e da sociedade. Se não nos sentimos um pouco confusos com isso, é porque não a imaginamos. Nos deixa perplexos porque parece totalmente certo e, ao mesmo tempo, altamente improvável que se torne verdade.

Leia mais...

Terça-feira da Segunda Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Lucas 2, 41-51

Respondeu-lhes ele: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.

Ainda não compreendemos muito do que Jesus disse. Podemos lidar com esse fracasso, i) pensando que ele não está nos dizendo algo de relevante, porque não gostamos de ser confrontados com os limites do nosso entendimento. Ou, ii) reduzimos seu significado àquilo com que podemos encarar mais facilmente - ignorando o sentido espiritual mais profundo, aceitando uma mensagem moralista em preto e branco. Qualquer uma dessas abordagens que adotamos para a dimensão espiritual será refletida na forma como encontramos significado para os eventos de nossas vidas.

Leia mais...

Segunda-feira da Segunda Semana da Quaresma

D. Laurence Freeman

Lucas 6,36-38

Dai, e vos será dado; será derramada no vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, pois com medida com que medirdes sereis medidos também.

Ontem refletimos sobre a transformação física que acompanha a profunda realidade espiritual. Isso tem mais significado que o espessamento da massa cinzenta do cérebro observado por cientistas que estudam meditantes regulares.

Leia mais...