John Main OSB - WCCM
"Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Ano" " - Leitura de 02/10/2011
John Main OSB, Door to Silence.
Tradução de Roldano Giuntoli
 

São Paulo nos diz: "...embora em nós, o homem exterior vá caminhando para a sua ruína, o homem interior se renova dia a dia". (2Cor 4,16)

No nível da vida biológica, todos temos nosso quinhão do fluxo divino da energia, em toda sua variedade, em toda sua complexidade. A maravilha do entendimento cristão é a de que esse fluxo criativo de energia, através de todas essas diferentes formas da matéria e do espírito, possui seu princípio guia, seu ponto focal e seu fim. O princípio guia, a direção desse fluxo, sua plenitude de propósito, é o Espírito, o Espírito que está além da forma e que, no entanto, informa todas as formas. O ponto focal, a partir do qual todas as coisas na criação se alinham, é o Filho, e o prodígio de nossa vocação cristã é a de que nEle, nós mesmos estamos focados, e somos esclarecidos. E, o fim, o objetivo de tudo, a meta de todo esse fluxo de energia, é o Pai, que é a fonte de tudo.

Sempre que nos sentamos para meditar, a cada manhã, e a cada tarde, devemos fazê-lo na mais completa humildade, na mais pura admiração do prodígio de nossa vocação, e precisamos fazê-lo na mais absoluta confiança de que no poder de Jesus, há uma verdadeira continuidade entre o finito e o infinito, entre o mortal e o imortal, e de que Jesus vive em nossos corações.

 

Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação..

 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã