John Main OSB - WCCM
"Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Anoa" - Leitura de 10/10/2010
John Main OSB, O MOMENTO DE CRISTO (São Paulo, Paulus, 2003).
Tradução de Roldano Giuntoli
 

Os estágios de nosso progresso na meditação aparecerão no seu devido tempo. No tempo de Deus. De fato, ao nos tornarmos auto-conscientes demais acerca de nosso estágio de desenvolvimento, nós apenas obstaculamos esse progresso. É nesse ponto que um mestre te pode ser de grande ajuda, no sentido de te manter firme no leme. Todavia, basicamente, teu mestre possui apenas uma instrução para te dar, qual seja: repita teu mantra. Em adição a isso, há simplesmente incentivo e consolo, até que o mantra crie raízes em tua consciência. A senda da iluminação é um caminho que nós mesmos precisamos trilhar. Cada pessoa ganha sabedoria por si mesma. O mestre ali está para te manter seguindo adiante, firmemente. O próprio termo “guru”, aquele que dispersa as trevas, significa aquele que é firme.


A maior das tentações é a de nos complicarmos. “Se não vos tornardes como as crianças...”


A meditação nos simplifica, nos simplifica a ponto de podermos receber a plenitude da verdade, e a plenitude do amor. Ela nos prepara e nos habilita a ouvir, com a atenção de uma criança, o Espírito de Jesus em nosso interior.


À medida que perseveramos na meditação, nos relacionamos, cada vez mais profundamente, com esse Espírito, com Deus, que é o amor que habita nossos corações, iluminando-nos e revitalizando-nos.

Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxado, mas, atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã