John Main OSB - WCCM

“Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Ano" - Leitura de 12/12/2011
John Main OSB, Door to Silence

 

O mantra nos conduz à atenção, um espírito de atenção, uma plena atenção ao que é, não ao que já foi, nem ao que poderia ser, mas ao que é. Portanto, o primeiro passo é a atenção, a atenção plena. O segundo passo, que mais se parece a um salto ou um mergulho no que é o real fundamento de tudo o que é, esse segundo passo é o de nos darmos conta de que Deus é, de que Deus está presente, de que Deus é agora e, talvez o que seja a maior maravilha, de que Deus está atento a tudo.

Quando começam a meditar, as pessoas frequentemente pensam acerca da aparente distância que separa, de um lado, sua fé em Deus, e de outro, sua recitação, a perfeita recitação de seu mantra. Nos parece, ao iniciarmos, que por sermos instruídos a deixar de lado todos os pensamentos, imagens e idéias, em nossa meditação, devemos deixar Deus de lado, porque quando meditamos não podemos pensar nEle, não podemos imaginá-Lo, não podemos construir nenhuma imagem ou idéia dEle. Basicamente, o que precisamos aprender a compreender é que todas as nossas imagens e nossas memórias, são fantasias.

Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.


 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã