John Main OSB - WCCM
"Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Ano" - Leitura de 16/05/2011
John Main OSB, Word Made Flesh.
Tradução de Roldano Giuntoli
 

A vida cristã é a que explora cada vez mais profundamente a verdade de que Deus nos ama e que Jesus habita em nossos corações, no profundo centro de nosso ser. Ainda mais surpreendente, é saber que nós habitamos em Seu coração, "nEle". A mente não pode compreender isso. Só o coração pode sabê-lo, porque se trata de um conhecimento que surge apenas no amor.

Sabemo-nos amados e, assim, amamos. A meditação se ocupa em completar esse ciclo de amor. Por meio de nossa abertura ao Espírito que habita em nossos corações, e que em silêncio é amor por todos, começamos a jornada da fé. Desembocamos na fé, porque ali há sempre um novo começo para a eterna dança do estarmos amando.

A fé e o amor engendram a esperança. A fé cristã é a suprema confiança na verdade de Jesus e na realidade de Seu amor. Essa confiança nos habilita a repetir o mantra. Abandonamos todas as coisas que desejamos, todas as coisas que conhecemos, e pelas quais sabemos que somos. Nós as deixamos, no abandono da pobreza; e então, somos livres para nos lançarmos às profundezas do mistério que é o amor, a fé e a suprema confiança.

Porque eu vivo e vós vivereis. Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós. (Jo 14,20)
É por isso que deixamos para trás todas as palavras, a aprendemos a nos aquietar: aquietamento do corpo, aquietamento da mente, aquietamento do espírito. Enraizados em nossa palavra, enraizados em Jesus e enraizados no amor: uns pelos outros, e nele.

Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxado, mas, atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã