John Main OSB - WCCM

“Silêncio e Quietude em Todas as Estações do Ano" - Leitura de 19/12/2011
John Main OSB, O Caminho do Não Conhecimento (São Paulo, 2010, Ed. Vozes)

 

O mistério da Encarnação, e a pura maravilha da proclamação cristã da verdade, é que Cristo compartilha a Sua experiência com cada um de nós. De maneira ativa, Ele convida cada um de nós a entrar na Sua própria experiência do Pai. Ele nos convida, não apenas para darmos alguma espécie de consentimento intelectual, ou de intenção voluntária, mas, para compartilhar. Compartilhar a Sua experiência em toda sua plenitude. Compartilhar, e se deixar levar pelo impulso infinito de sua energia, em que Ele conhece o Pai e ama o Pai, e em que, por Sua vez, é conhecido e amado infinitamente. E, é a isso que somos chamados.

Na meditação, desenvolvemos a atenção plena, o comprometimento pleno, porque nos preparamos para entrar em contato com o momento eterno em que Deus se autocomunica em Jesus. Somos chamados, não apenas para levar isso em consideração, mas para compartilhá-lo, para mergulhar nisso, nas profundezas de nosso ser. E, para nós, o resultado será a alegria profunda, suprema e inabalável. Nossos corações e mentes se expandem para além de todo isolamento, para a unicidade, para a união. O caminho é o caminho da fidelidade diária.

Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.


 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã