Dom John Main, OSB - WCCM
"Silêncio e Imobilidade em Todas as Estações do Ano" - Leitura de 23/11/2009
The Present Christ (Darton, Longman and Todd, 1985).
Tradução de Roldano Giuntoli
 

Nosso silêncio, imobilidade e nossa fidelidade à simplicidade do mantra serve para nos conduzir para longe de nossa visão de vida isolada e auto-centrada. Só nos ‘realizamos’ ou nos ‘satisfazemos’ na meditação, porque encerramos nossa busca ou desejo por realização e por satisfação. Só aprendemos a ser felizes, porque aprendemos a não possuir, e nem mesmo a querer possuir. A disciplina comum de nossa meditação diária transfere, cada vez mais, o centro de nossa consciência, de nós mesmos para o ilimitado Mistério do amor de Deus.

Todavia, em primeiro lugar, necessita-se de um certo esforço para arraigar a disciplina em nosso ser, em lugar de arraigá-la apenas na rotina do nosso dia. Necessitamos arraigá-la como uma rotina que seja tanto exterior, quanto interior, para que possamos levá-la conosco, através das circunstâncias inevitavelmente cambiantes da vida. Até mesmo os mosteiros alteram suas programações! Quando o ritmo das duas meditações diárias se torna parte da tessitura de nosso ser, completamente natural e, assim, sempre revitalizado e revitalizante, então, nossa vida se transforma do centro para fora. Então, aprendemos a ver até mesmo as aparências de nossa vida, trabalho e relacionamentos cotidianos, com a visão do amor. O cristão recebe o chamado para ver toda a realidade com os olhos de Cristo.

Medite por Trinta Minutos
Sente-se confortavelmente, mas com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxado mas atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a como quatro silabas de igual duração Ma-ra-na-tha, em ritmo lento. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense nem imagine nada - nem de ordem espiritual nem de qualquer outra ordem. Se pensamentos e imagens afluírem à mente, trate-os como distrações e simplesmente retorne à repetição da palavra.

 
 
Comunidade Mundial de Meditação Cristã