Leituras

Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:

encotre grupo meditacao

Apoie a Comunidade, saiba como contribuir

Reflexão do Advento

Quarta Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Quarta Semana do Advento 2017

(2 Sm 7, 1-5.8b-12.14a-16; Rm 16, 25-27; Lc 1, 26-28)
Foto: Laurence Freeman

Na sua pior forma – o  que acontece muito – a religião controla Deus e o trata de forma paternalista. Em vez de remover os bloqueios humanos e libertar o espírito nos assuntos dos homens, pode facilmente excluir o divino. Os líderes religiosos frequentemente falam por Deus, dizendo aos outros o que Deus quer e não quer sem se exponham ao risco de encontrar Deus diretamente.

Leia mais...

Terceira Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Terceira Semana do Advento 2017

(Is 61, 1-2a, 10-11; 1Tes 5, 16-24; Jo 1, 6-8.19-28)
Foto: Laurence Freeman

Temos que cavar fundo através de decepção e até mesmo desespero para encontrar a fonte da esperança. Só no lugar onde ela borbulha das entranhas da terra é que a esperança pode ser mais do que pensamento ilusório, dedos cruzados, manter a moral alta. Talvez por isso os profetas (e todos nós temos um pouco do profeta em nós) parecem muitas vezes oscilar da escuridão para a luz.

Leia mais...

Segunda Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Segunda Semana do Advento 2017

(10 de dezembro. Is 40, 1-5. 9-11; 2Pd 3, 8-14; Mc 1, 1-9)

A quietude na meditação é, apesar das aparências, o trajeto mais rápido do espírito. Sem saber, estamos percorrendo um longo caminho e não percebemos isso até tomarmos consciência de que não tem volta. As pessoas deixam de meditar por várias razões. Uma delas é a impaciência; outra, o medo de estar atravessando uma experiência rápido demais. O Advento é uma oportunidade para reajustar nossa consciência diante da dimensão fluida e estranha do tempo, na qual vivemos e morremos diariamente. O amor forte pode ser esta chamada para o despertar.

Leia mais...

Primeira Semana do Advento

D. Laurence Freeman, OSB

Primeiro Domingo do Advento 2017

(3 de Dezembro. Is 63,16b-17,19b; 64,2-7; 1Cor 1,3-9; Mc 13,33-37)

Profetas não são adivinhadores, por mais que nós secretamente desejemos saber o que vai acontecer - ou pensar que podemos ver o futuro. Isaías é um profeta e a sua dádiva para nós não é uma previsão, mas sim um lembrete - um lembrete urgente - de estarmos realmente, totalmente presentes. Ele é alguém que vivenciou Deus e não consegue tirar Deus da sua mente - ainda que, como qualquer um que acredita em Deus, algumas vezes ele gostaria de estar livre d'Ele.

Leia mais...

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.