Acesse mais leituras e mensagens de D. John Main e D. Laurence Freeman:
Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2023 >
Quaresma 2022 >
Quaresma 2021 >
Quaresma 2020 >
Quaresma 2019 >
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >
D. Laurence Freeman, OSB
João 1, 1-5; 9-14
E a palavra se fez carne, e habitou entre nós
No princípio era a Palavra: e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Através dele todas as coisas vieram a ser, sem haver coisa alguma que viesse a ser não ser através dele.
D. Laurence Freeman, OSB
Lucas 1, 39-45
‘Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?’
Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
D. Laurence Freeman, OSB
Lucas 3, 10-18
‘Virá Aquele que vos batizará no Espirito Santo e no fogo’
As multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?”. Ele lhes respondia: “se alguém tiver duas túnicas, reparta com aquele que não tem; se alguém tiver o que comer, faça o mesmo”. Também vieram coletores de impostos fazer-se batizar e lhe disseram: “Mestre, que devemos nós fazer?” Ele lhes disse: “Não exijais nada além do que vos foi fixado”. Militares lhe perguntavam: “e nós, que devemos fazer?”. Ele lhes disse: "Não façais violência, nem mal a ninguém, e contentai-vos como vosso soldo”.
D. Laurence Freeman, OSB
Lucas 3, 1-6
O chamado de João Batista
No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
D. Laurence Freeman, OSB
Lucas 21, 25-28; 34-36
Aquele dia cairá repentinamente sobre vocês como uma armadilha
Jesus disse a seus discípulos: “Haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; na Terra, a angústia tomará conta das nações perturbadas pelo bramir do mar e das ondas; as pessoas desmaiarão de medo e ansiedade pelo que virá sobre a terra, pois as forças do céu serão abaladas. Aí verão o Filho do homem vir numa nuvem com grande poder e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, tomai ânimo e levantai a cabeça porque se aproxima a libertação.
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.