Carta 12 - Escola de Meditação

ESCOLA DE MEDITACAO WCCM

Ano 1 - Carta 12

A meditação cristã pode ser praticada em qualquer lugar por qualquer pessoa

Cara(o) Amiga(o)

O selo de qualidade da meditação cristã é a sua simplicidade. A disciplina é simples, não há técnicas complicadas a aprender; não requer extensa informação de base, nem qualquer equipamento dispendioso ou roupas especiais; pode ser praticada em qualquer lugar por qualquer pessoa.

Deixe-me lembrá-lo da disciplina:

Sente-se. Sente-se quieta(o) e com a coluna ereta. Feche suavemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas alerta. Silenciosa e interiormente comece a repetir uma simples palavra. Nós recomendamos a frase/oração, Maranatha. Ouça-a à medida que você a pronuncia, suave, mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, quer seja de natureza espiritual ou de qualquer outra natureza. Caso pensamentos ou imagens ocorram, serão apenas distrações do período da meditação, simplesmente volte a repetir sua palavra. Medite de vinte a trinta minutos, toda manhã e toda noite.

A simplicidade da disciplina permite que ela seja integrada em qualquer ambiente. Existem grupos em todo o mundo, que se reúnem em casas, escritórios, no local de trabalho, em igrejas, em salas comunitárias, em escolas, em escolas dominicais, em centros de condicionamento físico, em prisões e em hospitais.

Qualquer local que tenha condições razoáveis de silêncio é apropriado. Se for possível, você pode criar um espaço sagrado e atmosfera com música suave para acalmar a todos, talvez uma vela, flores ou um ícone como um foco, mas isso não é essencial. O principal é manter a simplicidade. É bom dedicar uma hora regular na semana para o grupo se reunir no mesmo local. O livreto “Uma Pérola de Grande Valor”, de Laurence Freeman, contém valiosas informações sobre como preparar tudo isso.

Entretanto algumas vezes as condições locais tornam isso difícil. Com frequência, as pessoas já se reúnem para outros fins, como aulas de Yoga ou Tai Chi, ou oração e toda sorte de reuniões de encontro. Tendo ouvido falar da meditação, gostariam de integrá-la em seu tempo de reunião, já que sair duas vezes por semana pode ser difícil, ou não ser possível de nenhum modo. Com toda certeza, não há nenhum motivo pelo qual a meditação não possa fazer parte integral dessas reuniões. Tudo o que é necessário é concordar em dedicar 20 a 30 minutos à oração silenciosa, no começo ou no fim da sessão e que alguém se disponha a começar e encerrar o período de meditação de modo apropriado.

A essência da Meditação Cristã é concentrar-se com amor e fidelidade ao seu mantra durante todo o período da meditação. Apenas repita a sua palavra! Isso pode ser feito em qualquer lugar em um ambiente tranquilo, e em um contexto apropriado. Lembre-se sempre de que a Meditação Cristã é um caminho de oração, e não apenas um modo de relaxamento. Como cristão, sou guiado pela minha fé em que, ao repetir essa antiga oração cristã, vou ser conduzido ao silêncio no centro de meu ser, onde habita Cristo. Aí eu me unirei à oração de Cristo e entrarei com Ele na corrente de amor que flui entre o Criador e sua criação.

Até a Próxima Semana

Escola da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
BRASIL

 

< Acessar outras Cartas

 

A meditação cristã pode ser praticada em qualquer lugar
por qualquer pessoa