Reflexão da Quaresma

Domingo de Páscoa

D. Laurence Freeman


Domingo de Páscoa


Ele Ressuscitou. Aleluia!

Hoje nos levantamos cedo, mesmo depois da vigília até tarde, e andamos até a pedra ancestral que fica bem no centro da Ilha de Bere.

Leia mais...

Sábado Santo

D. Laurence Freeman


Mc 16, 1-7: E, erguendo os olhos, viram que a pedra já fora removida. Ora, a pedra era muito grande.

Sem igreja hoje. Estamos na sala de embarque esperando que chegue o avião que nos levará embora na viagem que esperávamos há tanto tempo quanto podemos nos lembrar.

Leia mais...

Sexta-feira da Paixão

D. Laurence Freeman


Jo 18:1-19:42: Fixando, então, uma esponja embebida de vinagre num ramo de hissopo, levaram-na à sua boca. Quando Jesus tomou o vinagre, disse ”Está consumado!” E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Hoje caminhamos com Jesus partindo do jardim onde foi traído por Judas, para o espetáculo jurídico no qual ele foi negado por Pedro, rejeitado por seus compatriotas, ridicularizado pelo poder estabelecido, torturado e crucificado.

Leia mais...

Quinta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman


João, 13, 1-15: Então ele despejou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos

Jean Vanier chama o ritual de lavar os pés de sacramento perdido. Parece muito simbólico e foi assim que passou a ser realizado pelo Papa ou pelo pároco com um grupo seleto no altar maior.

Leia mais...

Quarta-feira da Semana Santa

D. Laurence Freeman


Mt 26,14-25: Em tua casa irei celebrar a Páscoa com meus discípulos

A cena de hoje verdadeiramente esfrega nosso nariz na vergonha da traição. É manifestamente um elemento importante, senão desagradável, que estamos destinados a enfrentar no significado da Semana Santa.

Leia mais...

Medite por Trinta Minutos

Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.