Durante toda a Quaresma, Dom Laurence envia suas reflexões diárias para a Comunidade.
Quaresma 2023 >
Quaresma 2022 >
Quaresma 2021 >
Quaresma 2020 >
Quaresma 2019 >
Quaresma 2018 >
Quaresma 2017 >
Quaresma 2016 >
Quaresma 2015 >
Quaresma 2014 >
Quaresma 2013 >
D. Laurence Freeman
A pedra havia sido removida do sepulcro Jo 20: 1-9
Enquanto nos preparávamos para a Vigília Pascal aqui em Bonnevaux, houve muita competição. Tem sido principalmente entre os pássaros nas árvores e as rãs no lago para ver qual deles poderia fazer o barulho mais alto. Essa é a luta mais óbvia. Há também a competição entre árvores e arbustos competindo para ver qual pode ficar verde mais rapidamente sob o súbito sol quente que estamos desfrutando; e não nos esqueçamos dos insetos. Todos os elos da Grande Cadeia do Ser que nos une e tudo no cosmos para o Verbo por meio de quem todas as coisas vieram a ser e que se fez carne, morreu por nós e ressuscitou.
D. Laurence Freeman
Então Jesus disse a eles, ‘não tenham medo’
Mat. 20:1-10
São Bento pensava que “a vida deveria ser uma Quaresma contínua”. Ao chegarmos ao seu final, podemos achar que já ouvimos o suficiente sobre a Quaresma ou podemos estar apenas começando a entender do que se trata. De qualquer forma, é um dos fios da trama e urdidura que precisa ser tecido no tecido espiritual da vida. Isso nos lembra de valores-chave como: disciplina, moderação e vigília; e, como um período fixo de transição, uma ponte entre as estações; é uma parte que nos lembra da vida em constante mudança no todo.
D. Laurence Freeman
Por que você me bate?
Jn 18-19
Quantos de nossos vizinhos ou colegas têm alguma ideia do que estamos fazendo atualmente? E se eles nos perguntassem e disséssemos algo como ‘bem, Jesus era um ser humano maravilhoso. Ele foi morto por ser tão bom e depois de três dias voltou à vida e é isso que estamos comemorando. Por favor, venha e junte-se a nós. É adorável.'
D. Laurence Freeman
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Jo 13:1-15
O Tríduo começa: três dias que comprimem o tempo em um progressivo e crescente momento de revelação. Nestes dias, também, nossa Páscoa, o Pessach Judaico e o Ramadã Muçulmano se sobrepõe. Que vergonha e que falha de liderança que, mais uma vez, estes eventos não coincidem mas colidem um com o outro.
D. Laurence Freeman
Minha hora está próxima.
Mt 26: 14-25
Por que gostamos tanto de segredos? A literatura e os filmes modernos prosperam em histórias de mistério e espionagem; e jornalistas investigativos desenterram o que as pessoas querem esconder. Gigantes da mídia mentem para nós sobre privacidade, governos tentam proteger-se, mas online a privacidade não existe mais.